terça-feira, 17 de janeiro de 2012

China fechou 2011 com 513 milhões de internautas




Estudo divulgado pelo Centro de Informação sobre a Internet na China (CNNIC) informou nesta segunda-feira (16) que o país fechou 2011 com 513 milhões de usuários na internet, ou seja, 38,3% da população conectada à rede. De acordo com a pesquisa, esse número supera em quatro pontos o número de usuários do ano anterior.  


O CNNIC aponta que, comparado com o período anterior, houve um aumento de aproximadamente 56 milhões no número de assinaturas para acesso a rede.

Outro dado apontado pelo estudo diz respeito aos usuários de telefonia móvel. Em 2011, o número de pessoas que navegaram na internet via celular alcançou 356 milhões, um aumento de 17,5% em relação a 2010. 

Segundo Gao Xinmim, vice-presidente da Sociedade de Internet na China, em 2011 os microblogs – sítios de comunicação rápida -, o comércio eletrônico e os serviços de pagamento on line foram os que mais impulsionaram o crescimento de acessos à rede. 

O CNNIC ainda destacou que os microblogs são os maiores responsáveis pelo crescimento do número de acessos. De acordo com o estudo, em 2010 apenas 13,8% dos internautas acessavam os microblogs, já em 2011, esse número passou para 48,7%.

Para 2013, os especialistas acreditam que o número de usuários que acessam à rede via celular ultrapassará o número de usuários que utilizam o computador para acessar a rede.

Perfil do usuários

A pesquisa também apontou o perfil dos usuários que utilizam à rede. A proporção de internautas chineses que acessa a internet do trabalho é de 73,4%, enquanto 69,3% acessam a rede pelo telefone celular e 46,8% utilizam um computador portátil.

Outro dado é que o número de pessoas que utilizaram a internet na busca de informação aumentou pouco em relação ao ano anterior. Segundo o CNNIC apenas 367 milhões utilizaram a rede para se manter informado. Já a proporção de internautas que busca informações na web diminuiu, passando de 77,2% para 71,2%.

De acordo com CNNIC fatores como as diferenças regionais influenciam muito nos níveis de acesso. A taxa de penetração na capital (Pequim) pode chegar a 70,3%, enquanto que em uma província como Guizhu (sudoeste) chega a 24,2%. 

Com Agências.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173384&id_secao=9
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com          Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário