1º de maio é repleto de celebrações na Rússia

Bandeiras, balões, música e dança permeiam as celebrações. 2014. Foto:EPA
1 de maio de 2016
Fim de semana de nove dias que acompanha as festividades é para muitos uma versão completa de férias.
No início de maio, os russos comemoram dois feriados de uma só vez, herdados da União Soviética. O fim de semana de nove dias que acompanha as festividades é para muitos uma versão completa de férias, embora existam aqueles que prefiram ocupar-se com tarefas domésticas. Para os que ficam em Moscou, foi preparado um programa de entretenimento.

Os feriados de maio há muito já se tornaram uma alternativa para férias: quase um quarto dos cidadãos tiram três dias entre os feriados, garantindo assim um descanso sem interrupções.
No entanto, nem todos anseiam pelo feriado prolongado: mais da metade dos russos preferem não gastar seus dias de férias durante as comemorações, diz estudo da empresa Superjob.

“É necessário muito dinheiro para viajar nestes dias para algum lugar. Para simplesmente ficar em casa, os dias oficiais já bastam!”; “O meu trabalho é pago por tarefa executada, por isso não vale a pena descansar”, “Vou descansar mais tarde, agora prefiro me dedicar às tarefas domésticas” foram alguns dos comentários das pessoas que participaram da pesquisa.

Dos que ficam em casa, quase um terço (36%) pretende passar o fim de semana na cidade onde mora. Os entrevistados planejam fazer as tarefas domésticas, ficar com a família e com amigos.
Um número menor de russos (17%) em comparação com o ano passado (26%) planeja descansar: muitos se recusam a deixar a cidade por causa do tempo frio. Somente 8% dos russos pretende passar o feriado em contato com a natureza.

Somente 7% dos entrevistados planeja viajar durante os feriados de maio –menos da metade pensa em fazê-lo pela Rússia.
Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook
A história do feriado de 1º de maio, o Dia da Solidariedade aos Trabalhadores, inicia-se em julho de 1889. Então, o Segundo Congresso Internacional tomou a decisão de que “todo o proletariado do mundo” celebrasse anualmente este dia santo em memória da luta heróica dos trabalhadores americanos em Chicago contra os capitalistas e os exploradores.
ResponderExcluir