terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tortura e assassinato: Busto de Costa e Silva é retirado de praça por prefeito do PT

Busto de Costa e Silva é retirado de praça em Taquari

General foi presidente do Brasil durante o regime militar
Busto em homenagem a Costa e Silva foi retirado de praça | Foto: Divulgação / Prefeitura Taquari / CP
Busto em homenagem a Costa e Silva foi retirado de praça | Foto: Divulgação / Prefeitura Taquari / CP

  • 0
    Comentários
  •  
  • Samuel Vettori / Rádio Guaíba
A Prefeitura de Taquari retirou nesta quarta-feira da Praça Lagoa Armênio, principal ponto turístico do município, o busto em homenagem ao general Arthur da Costa e Silva, que foi presidente do País durante o regime militar. “Não tem por que ficar exaltando”, disse o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT).

Maneco ainda explicou que o equipamento vai ser levado a um museu na casa onde nasceu o militar. “Museu é PARA contar história. Vamos colocar lá também uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV)”, explicou o chefe do Executivo.

O busto e a estrutura que o sustenta medem mais de dois metros de altura. Foi preciso uma máquina PARA remover o conjunto. O prefeito Maneco disse que a decisão ocorreu depois de a CNV citar Costa e Silva como um dos responsáveis por graves violações de direitos humanos durante o regime antidemocrático. O chefe do Executivo disse ainda que a obra fica na parte central da praça, que está sendo adequada para receber um número maior de pessoas. “Estamos reorganizando espaço e busto ficava bem na frente do palco”, completou. 

Além de Costa e Silva, os também presidentes Humberto Castello Branco (1964-1967), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974-1979) e João Figueiredo (1979-1985) foram enquadrados em uma de três listas elaboradas pela CNV apontando os responsáveis pelas violações de direitos ocorridas durante o regime militar.
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/544190/Busto-de-Costa-e-Silva-e-retirado-de-praca-em-Taquari

Um comentário:

  1. O prefeito Maneco (PT) disse que a decisão ocorreu depois de a CNV citar Costa e Silva como um dos responsáveis por graves violações de direitos humanos durante o regime antidemocrático. O chefe do Executivo disse ainda que a obra fica na parte central da praça, que está sendo adequada para receber um número maior de pessoas. “Estamos reorganizando espaço e busto ficava bem na frente do palco”, completou.

    ResponderExcluir