quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vox Populi liquida a fatura no 1º turno

Vox Populi liquida a fatura no 1º turno

Por Altamiro Borges

A pesquisa Vox Populi, divulgada na noite desta terça-feira (13), deve causar uma baita insônia na direita nativa. Segundo o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff subiu quatro pontos percentuais e está com 40% das intenções de voto. Já o “furacão” Marina Silva, que agora mais se parece com uma “marolinha”, perdeu cinco pontos e aparece com 22%. E Aécio Neves, o cambaleante tucano, voltou a respirar – mas ainda com a ajuda de aparelhos –, cresceu dois pontos e tem 17%. Diante do resultado, a revista CartaCapital concluiu que Dilma “poderia vencer já no primeiro turno”.

“Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta aparece com 46% e Marina com 39%. É a primeira pesquisa onde Dilma lidera a disputa em uma nova votação. No caso da disputa entre a presidenta e o tucano Aécio Neves, Dilma teria 49% e Aécio, 34%”, observa a revista. O resultado do Vox Populi destoa da pesquisa do Ibope, também divulgada nesta terça-feira. O instituto de Carlos Augusto Montenegro – que deve ser vendido para uma multinacional britânica nos próximos dias –, ainda apresenta um quadro mais disputado.

Conhecido por suas ligações com o alto tucanato, o Ibope aponta um crescimento de Dilma Rousseff, de 36% para 38%; uma pequena queda de Marina Silva, de 30% para 29%; e uma surpreendente alta de Aécio Neves, que subiu quatro pontos e chegou a 19%. Os números são estranhos e destoantes. Em quais deles a direita nativa vai se basear para definir os seus próximos passos? Ela vai apostar as suas fichas na aventura Marina Silva ou no candidato “mais preparado” das forças neoliberais, Aécio Neves? Em síntese: haja insônia nas próximas duas semanas!

*****

Leia também:









Um comentário:

  1. E Aécio Neves, o cambaleante tucano, voltou a respirar – mas ainda com a ajuda de aparelhos –, cresceu dois pontos e tem 17%. Diante do resultado, a revista CartaCapital concluiu que Dilma “poderia vencer já no primeiro turno”.

    ResponderExcluir