segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Greve da PM :"Imaginem se manifestantes armados ocupam o Congresso"


Senadora: "Imaginem se manifestantes armados ocupam o Congresso"

Bob Fernandes, na Terra Magazine
A senadora Lídice da Mata (PSB), ex-prefeita de Salvador, esteve até há pouco nas imediações da Assembleia Legislativa da Bahia, onde cerca de 300 PMs se encontram acantonados em greve. Na manhã desta segunda-feira (6), mil oficiais do Exército e das Forças Especiais da Polícia Federal cercaram o prédio. Atrás deles, estão homens que podem ser manifestantes ou policiais à paisana. Em telefonema a Terra Magazine, a senadora descreve o que vê e indaga:
- Estão, propositadamente, querendo ideologizar o debate e informar errado. O que se vê é um absurdo sob todos os pontos de vista (...) Imaginem se manifestantes armados, como é o caso, ocupam o Congresso Nacional para negociar? Ainda mais sendo policiais, agentes da lei, encarregados de defender a sociedade. É isso que está acontecendo na Bahia.
A seguir, a conversa.

A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia (foto: Divulgação)
Terra Magazine - Senadora, a senhora está nas proximidades da Assembleia Legislativa, onde estão os PMs em greve? A senhora negociou com eles?
Lídice da Mata - Participei de negociações com mediadores, inclusive com gente que foi ou é da corporação. Não é verdade que o governo Jaques Wagner não está negociando. O que não pode haver é negociação com homens que são policiais e que estão armados. Não existe, na Constituição, nenhuma hipótese de se negociar reivindicações, sejam elas justas ou injustas, com quem usa armas. No caso, com quem usou armas para tomar ônibus, apavorar motoristas e moradores da cidade.
Temos a informação de que governadores conversam entre si e avaliam que a PEC 300 - como é conhecido o Projeto de Emenda Constitucional que estabelece um piso salarial mínimo para policiais militares e civis e bombeiros de todo o Brasil - seria pano de fundo para esse movimento.
É claro que há uma articulação nacional, essa não é uma greve isolada, ela já aconteceu no Ceará - na virada do ano - e também no Maranhão. Estiveram aqui na cidade e se reuniram com os grevistas pessoas ligadas a essa articulação nacional em torno da PEC 300...
...A senhora veio do PCdoB, está no PSB, foi líder estudantil e movimentos sociais já ocuparam instalações aí mesmo na Bahia.
A diferença é gigantesca. Jamais nenhum desses movimentos portou armas e ocupou instalações ou o que quer que seja com armas na cabeça das pessoas. Esse não é um movimento trabalhista, não é de professores, médicos, nem mesmo do MST - já que tem gente fazendo essa comparação. O MST, quando ocupou a Assembleia Legislativa aqui, não tinha armas nas mãos.
O que está acontecendo...
...Há um problema além do problema em si. Tem que ser dito com clareza o que está acontecendo aqui. Esse não é o momento de se criar confusão e uso ideológico para se obter dividendos, porque o que acontece aqui é muito grave e pode se alastrar. Não se nega a legalidade que qualquer reivindicação seja justa ou injusta, mas é impossível concordar com quem quer negociar com armas na mão. Imaginem se manifestantes armados, como é o caso, ocupam o Congresso Nacional para negociar? Ainda mais sendo policiais, agentes da lei, encarregados de defender a sociedade. É isso que está acontecendo na Bahia.
www.blogdocarlosmaia.blogspot.com    Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário