terça-feira, 22 de dezembro de 2015

MORRE O ÚLTIMO SOLDADO VERMELHO QUE PARTICIPOU A TOMADA DO REICHSTAG ALEMÃO

Jornal A Nova Democracia

Ontem, 9 de dezembro, morreu, em São Petersburgo (antiga Leningrado), na Rússia, o veterano da Segunda Guerra Mundial, Nikolai Belyaev.
Nikolai tinha 94 anos de idade e era o último soldado vivo do glorioso Exército Vermelho da União Soviética que ajudou a tomar o Reichstag (parlamento) alemão, num dos episódios que marcaram o final da 2ª Guerra lacrando a vitória completa da Grande Guerra Patriótica contra a máquina de guerra nazifascista.
O veterano era um 'Komsomol', membro da juventude do Partido Comunista (bolchevique) da URSS. O regimento o qual fazia parte, o 756º, foi o responsável por hastear a bandeira soviética sobre a sede do Terceito Reich de Hitler (foto).
Nikolai viveu o suficiente para ver as celebrações dos 70 anos do Dia da Vitória, ocorridas no último dia 9 de Maio, que levaram milhões de pessoas às ruas de diversas cidades, não só na Rússia, mas em todos os países que fizeram parte da União Soviética e participaram da luta contra o nazismo, numa clara demonstração de que as populações destes países rejeitam a campanha de calúnias e desinformação a respeito da experiência socialista soviética.
Celebração do 9 de Maio de 2015 em São Petersburgo:https://www.youtube.com/watch?v=zgjcGiZYnOg

Um comentário:

  1. O veterano era um 'Komsomol', membro da juventude do Partido Comunista (bolchevique) da URSS. O regimento o qual fazia parte, o 756º, foi o responsável por hastear a bandeira soviética sobre a sede do Terceito Reich de Hitler (foto).

    ResponderExcluir