segunda-feira, 19 de maio de 2014

Comparando os investimentos em Defesa Nacional durante os governos do PSDB e PT



Me perguntaram, quais foram as aquisições e modernizações que o PSDB fez, com relação as forças armadas brasileiras, quando tinha o poder.

Os produtos comprados na era de 8 anos Fernando Henrique/PSDB:
128 MBT Leopard, usados e sem modernização
Navio-Aeródromo São Paulo, doado com segundas intenções pelos franceses
8 aviões de sensoreamento remoto e AEW&C da EMBRAER
Gasto total: cerca de 1,2 bilhão de dólares ao longo de 8 anos

Além disso, nossos militares ficaram 8 anos sem aumento salarial, e metade de todo o pequeno efetivo era liberado antes do meio dia, porque o Brasil, então completamente falido e com inflação alta, não tinha dinheiro sequer para comprar comida para a tropa.

Investimentos em Defesa Nacional, durante os 12 anos de governo Lula/Dilma/PT:

Aumento de 500% no orçamento do Ministério da Defesa entre 2003 e 2014, com sucessivos aumentos salariais, visando diminuir a imensa defasagem salarial que foi criada ao longo de 30 anos

Todos os itens desse inventário tiveram o contrato de aquisição dentro do governo do PT:
Força Aérea Brasileira

36 Caças Gripen NG por cerca de 4,5 bilhões de dólares (fabricados no Brasil a partir de 2017, com até 80% de nacionalização ao longo do tempo, e possibilidade de exportação para a América Latina)

28 Cargueiros/ REVO KC-390 da EMBRAER(protótipo voando esse ano, investimento de 5,1 bilhões de dólares entre 2009/2016)

15 Aeronaves de Carga C-105 Amazonas(CASA C-295 por 330 milhões de dólares)

32 Aeronaves C-98 Caravan (valor superior a 100 milhões de dólares)

12 Helicópteros AH-2 Sabre (MI-35 por 300 milhões de dólares)

6 Helicópteros S-70B Sea Hawk (Guerra anti-submarina e anti-superfície por 100 milhões de dólares)

51 helicópteros EC-725 Caracal (para as 3 forças, fabricados no Brasil com a última entrega até 2018, por 4 bilhões de dólares com transferência de tecnologia))

20 Helicópteros Black Hawk (sendo 16 do FAB e 4 do EB por 450 milhões de dólares)

Míssil A-Darter de 5ª geração equipando os f-5M, A-1e futuramente os Gripen(começam a ser fabricados em 2015, gastos de 100 milhões de dólares)

MAR-1 (míssil anti-radar) (com Certificação e primeiros lotes entregues a FAB e vendido para o Paquistão)

Sistema de guiamento GPS/INS para bombas SMK-82 e 83

8 P-3 Orion (missões anti-submarina e anti-superfície por 400 milhões de dólares)

36 RADARES SABER M60(valor aproximado de 40 milhões de dólares)

Negociação do contrato para compra de Baterias PANTSIR S1 com mísseis de médio alcance (com possibilidade de fabricação no Brasil)

MARINHA

4 Novas Corveta Barroso Modificadas (com batimento de quilha da primeira no final de 2014)

3 Navios Patrulha Oceânicos Classe Amazonas(todos recebidos)

4 Submarinos Scorpene (todos fabricados no Brasil, gerando mais de 30 mil empregos de alto nível, com o primeiro entregue em 2015)
1 Submarino Nuclear para 2023( o valor do contrato ficou em cerca de 12 bilhões de dólares, porque além dos submarinos está terminando de ser construída uma das maiores e mais modernas bases navais para submarinos e que também será um dos maiores estaleiros fabricantes de submarinos do mundo)

27 Navios Patrulha Classe Macaé (Fabrivados no Brasil, 6 entregues)

Míssil MSS 1.2 (Desenvolvido e fabricado no Brasil, com Certificação e primeiro lote já entregue aos Fuzileiros Navais)

1 Bateria ASTROS 2020 da Avibrás

4 Lanchas Patrulheiras de Rio LPR-40 (primeiro contrato concluído com promessa de novos aditivos)

30 VBTP Piranha III (só faltam três para serem entregues aos Fuzileiros Navais)

Programa C.O.B.R.A soldado do futuro sendo finalizado até 2016

EXÉRCITO

Compra de 240 MBT Leopard-1, na sua versão A5, e que serão modernizados no Brasil geopolitica e defesa até 2020

20 Baterias ASTROS 2020 da Avibrás( o míssil tático de cruzeiro, 100% nacional, começa a ser recebido pelo exército em 2016, investimento de 1,1 bilhão de reais)

Fuzil IMBEL 5,56 (21.500 entregues até o final de 2014, com total podendo chegar a 300 mil unidades)

Morteiro 60 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

Morteiro 81 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

Morteiro 120 mm (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

ALAC “Arma leve anticarro” (com Certificação e primeiros lotes entregues ao Exército)

2044 VBTP Guarani (C
erimônia de entrega dos primeiros blindados ocorreu no dia 24 de março de 2014)

Míssil MSS 1.2 (com Certificação e primeiros lotes entregues ao EB, Desenvolvido e fabricado no Brasil, com Certificação e primeiro lote já entregue aos Fuzileiros Navais)

Míssil antiaéreo de curto alcance RBS-70 (todos já foram entregues)

2 Lanchas Patrulheiras de Rio LPR-40 (primeiro contrato concluído com promessa de novos aditivos)

36 Gepards canhões auto-propulsados de 35 milímetros antiaéreos

8 RADARES SABER M60

7 RADARES RVT
Sistemas de comunicação

Portadas M3

Shelter de Guerra QBN

Programa C.O.B.R.A soldado do futuro sendo finalizado até 2016

Com certeza eu me esqueci de algo, mas foi porque fiz essa postagem de madrugada, então o erro não foi proposital, já que a lista de aquisição/reequipamento militar do atual governo é longa.
Além do mais, essa lista só conta até o início de março de 2014, portanto não conta com novos contratos assinados depois do início de março de 2014.


Fonte:
Da página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Brasil-geopolitica-e-defesa/263368443706696

2 comentários:


  1. Investimentos em Defesa Nacional, durante os 12 anos de governo Lula/Dilma/PT:

    Aumento de 500% no orçamento do Ministério da Defesa entre 2003 e 2014, com sucessivos aumentos salariais, visando diminuir a imensa defasagem salarial que foi criada ao longo de 30 anos

    ResponderExcluir
  2. E depois acham que só a direita é que dá apoio às forças armadas, propagando a mentalidade de velhos milicos ainda doutrinados pela ESG estadunidense, que insistem e espalham terror aos jovens despreparados e na sociedade civil. Hoje, sabemos que muitos deles, no golpe militar, não agiram por nacionalismo coisa alguma, pelo contrário, foram vendidos por milhões de doláres estadunidenses e parte de um empresariado afoito por oligopólios e moniopólios. A esquerda tem muito mais condições e já vem demonstrando isso pelos investimentos que faz, que são mil vezes mais confiáveis e por ter um amor e defesa das coisas nacionais, tem muita capacidade para gerir políticas de desenvolvimentos, dentre elas as Forças armadas, que por tantos anos foram sucateadas e defasadas em seus salários. É claro, que para consertar tantos anos de erros, não será tão rápido assim mas, basta analisar e comparar o que já vem sendo feito e o que já tem orçamento alocado para fazer e verão o abismo em que nos encontrávamos e quanto tempo foi perdido. Em breve teremos uma outra doutrina que regerá as nossas forças armadas e expurgará pouco a pouco este escravagismo camuflado dos estados unidos. Rumaremos para uma doutrina que leve em consideração a nossa América Latina, onde temos os nossos verdadeiros irmãos e que poderemos contar caso aja uma interferência, que com certeza seria tentado pelos estadunidenses e europeus. Quer uma prova? O que fêz os estados unidos que forçou-nos a assinar um pacto de defesa e na Guerra das Malvinas, além de saber que a aventura da Argentina era infinitamente inferior, mas mesmo assim, ajudou a inglaterra com informações logísticas covardemente, cuspindo neste mesmo pacto e traindo as nossa Américas?Por isso, digo que fomos enganados e traidos com essa propaganda monstrusa sobre comunismo, esquerda e socialismo. A verdade é que sempre estiveram de olho nas nossas reservas minerais e mercado consumidor. Parem, analisem e vejam como a Rússia e a China quando ajudam, fornecem ou vendem apoio militar, nunca pedem nada em troca e nem forçam um alinhamento. A maior prova é a China que recebe apoio e desenvolve armas a partir de protótipos russos, sem nenhuma retaliação, e agora, quando nós queremos vender uns míseros Tucanos para nossos vizinhos, somos impedidos pq tem tecnologia e material estadunidense incorporado. Conclusão: infelizmente são muito mais confiáveis do que o nosso irmão americano do norte.

    ResponderExcluir