terça-feira, 21 de maio de 2013

Boato sobre Bolsa Família é desumano e criminoso, diz Dilma


 
Em discurso durante cerimônia de entrega do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (PE), Dilma pediu que os brasileiros não acreditem nos boatos e frisou que a Polícia Federal está incumbida de descobrir a origem das falsas informações.

Boato sobre Bolsa Família é desumano e criminoso, diz Dilma


A presidenta Dilma Rousseff criticou, nesta segunda-feira (20), os boatos sobre suspensão do programa Bolsa Família e assegurou o compromisso de seu governo com a manutenção do projeto. O discurso ocorreu em Ipojuca (PE), região metropolitana do Recife.


Em resposta ao boato sobre o fim do programa que circulou no fim de semana, a presidenta Dilma afirmou, em discurso, que seu governo tem compromisso com os brasileiros. “O Bolsa Família é forte, profundo e definitivo e nós não abriremos mão do Programa", declarou.

Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância do recurso do Programa para os brasileiros e reafirmou o compromisso do governo com os mais carentes. "Enquanto for necessário e tiver algum brasileiro vivendo abaixo da linha da pobreza, iremos buscar esse brasileiro e garantir a ele esse direito de cidadania que é viver com o mínimo de dignidade em nosso país", afirmou.

Caso de polícia
A presidenta informou ainda que a polícia vai trabalhar nas investigações à procura da origem dos boatos. “Nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha por objetivo levar a intranquilidade aos milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema", afirmou Dilma.

Sobre o tema, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo informou que “todas as possibilidades estão sendo consideradas, inclusive a de motivação política. Ao que parece, não foi mero acaso, e nenhuma hipótese pode ser descartada", disse.

Boato e prejuízos
O rumor que teve início nas redes sociais, na sexta-feira (17) dizia de que seria suspenso o pagamento do Programa e que os beneficiários deveriam sacar o recurso até sábado (18). 
O boato gerou confusão e procura por informações nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.   Informações da Presidência da República apontaram que houve divulgação das informações em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. A extensão do boato, que atingiu ao menos dez Estados, provocou longas filas de espera e muito tumulto. Pessoas passaram mal e desmaiaram. Houve brigas e terminais foram depredados.

Após o boato sobre o fim do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa somente no final de semana. Foram sacados R$ 152 milhões, informou a Caixa, que disse que o total de saques até essa segunda-feira (20) serão confirmados na terça-feira, após finalização dos registros nos terminais de autoatendimento. O calendário está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Ações

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota oficial no sábado (18) em que dizia: “não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família".


No domingo (19), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

O Programa
Fontes do governo federal apontam que o Bolsa Família contempla 13,8 milhões de famílias e que irá completar dez anos de existência em outubro. É o principal programa de transferência direta de renda do governo. Um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e que continua no governo de Dilma, visando a erradicação da miséria. 

Da redação

Um comentário:

  1. É o principal programa de transferência direta de renda do governo. Um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e que continua no governo de Dilma, visando a erradicação da miséria.

    ResponderExcluir