quarta-feira, 13 de março de 2013

Olga: A mulher que lutou “pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo’’




Do site Metamorfose Comunicação

Nasceu Maria Bergner. Recebeu os codinomes de "Frida Leuschner", "Ana Baum de Revidor", "Olga Sinek", "Maria Bergner Vilar" e "Zarkovich". Chamou-se Olga Benário Prestes ao se casar com o líder revolucionário brasileiro Luís Carlos Prestes. Entrou para história, porém não pelos nomes dados, escolhidos ou ganhos, mas pela força que teve como mulher revolucionária.
Olga Benário nasceu em Munique, no dia 12 de fevereiro de 1908, em uma família judia de classe média, era filha do advogado Leo Benário e da socialite Eugénie Gutmann Benário. Ainda jovem, com 15 anos, deu seu primeiro passo para a construção da mulher socialista que dedicou sua vida a tentar mudar o mundo, ao se filiar na organização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD) e na Liga Juvenil Comunista da Alemanha (KJVD).
Mudou-se para Berlim, aos 16 anos, ao lado de seu namorado comunista Otto Braun, com quem acabou sendo presa em 1929, acusada de alta traição à pátria. Quando foi solta, planejou uma fuga que libertou Braun da prisão de “alta segurança” Moabit.
Após a fuga, com a cabeça posta a prêmio pelas autoridades, ambos fogem para a União Soviética (URSS), onde Olga recebe treinamento político-militar e trabalha como instrutora na seção Juvenil da Internacional Comunista.  Em 1931, separa-se de Braun.

Ainda na URSS, em 1934, Olga recebe da Internacional Comunista, a tarefa de acompanhar e proteger o líder revolucionário Luiz Carlos Prestes em seu retorno ao Brasil. Nesta época, o governo Vargas havia decretado a prisão de Prestes.


Como em um filme romântico, os dois estranhos recebem passaportes falsos como marido e mulher, e acabam por se apaixonar durante a longa viagem de navio.
Em 1935, Olga e Prestes desembarcam no Brasil e vivem clandestinamente no Rio de Janeiro. Onde Prestes torna-se a principal liderança do movimento antifascista e incentivado por Olga participa da preparação da insurreição armada contra o governo Vargas.
Quando os primeiros levantes acontecem em novembro de 1935, o governo inicia forte repressão aos comunistas, e o casal é preso em 1936 pelo capitão Filinto Muller, chefe de polícia do governo Vargas.
Separada de Prestes, Olga é conduzida para Polícia Central, levada para a Casa de Detenção da Frei Caneca e em setembro de 1936, grávida de sete meses, foi extraditada para a Alemanha que estava tomada pelo nazismo de Hitler.
Após a pesada travessia no navio de cargas “La Coruña” onde foi embarcada a força sem que tivesse sido julgada, foi conduzida para a prisão de Barnimstrasse, em Berlim.
Na prisão, em 1936, Olga deu a luz a Anita Leocadia, e a criou até que completasse 14 meses, recebendo a ajuda de sua sogra Leocádia Prestes.
Leocádia foi incansável na tentativa de libertar Olga e com a ajuda de diversas delegações estrangeiras, conseguiu pressionar a gestapo para obter a guarda de sua neta.
Olga então é transferida para a prisão de Lichtenburg e mais tarde é levada para o campo de concentração de Ravensbruck. O destino final, em abril de 1942, seria o campo de concentração de Bernburg, local onde seria assassinada numa câmara de gás.
Sua história, retratada em pesquisas, livros e filmes é a de uma mulher forte, que não traiu seus companheiros de luta e viveu como ela mesma diria “pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo” (trecho de carta escrita ao marido e a filha). 
Jornalista e arte: Marina Valente (MTB1961)
http://www.metamorfosecomunicacao.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=487%3Aolga-a-mulher-que-lutou-pelo-justo-pelo-bom-e-pelo-melhor-do-mundo&catid=1%3Alatest-news

2 comentários:

  1. Com a queda do Muro e com o DESMORONAMENTO PLANEJADO DO COMUNISMO PELA União Soviética, Fidel Castro e as esquerdas latino-americanas PERDERAM SEU TUTOR FINANCEIRO E IDEOLÓGICO: A ENTÃO UNIÃO SOVIÉTICA. Era preciso, portanto, articular a CRIAÇÃO DE UM ORGANISMO que pudesse manter viva a "chama ideológica marxista-leninista", bem como orientar e coordenar as suas AÇÕES COMUNISTAS NO CONTINENTE.
    Antes, em janeiro de 1989, em HAVANA, por ocasião da REUNIÃO DE CÚPULA DO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA E O PT DO BRASIL, foi estabelecido que, SE Lula NÃO GANHASSE AS ELEIÇÕES EM NOVEMBRO DE 1989, DEVERIA SER FORMADA UMA ORGANIZAÇÃO PARA
    E QUE A LIDERANÇA E A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CABERIA A Luiz Inácio "Lula" da Silva.
    Aproveitando o poder parlamentar que tinha o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, Fidel Castro, COMO APOIO DE Luis Inácio "Lula" da Silva, CONVOCOU OS PRINCIPAIS GRUPOS TERRORISTAS REVOLUCINOÁRIOS DA AMÉRICA LATINA PARA UMA REUNIÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Acudiram ao chamado de Fidel e Lula, além do próprio PT e do Partido Comunista de Cuba, o Exército de Libertação Nacional (ELN), as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) da Nicarágua, a União Revolucionária Nacional da Guatemala (URNG), a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) de El Salvador, e o Partido da Revolução Democrática (PRD) do México.
    O PRIMEIRO ENCONTRO ACONTECEU NO HOTEL DANÚBIO NA CIDADE DE SÃO PAULO, no período de 1 a 4 de julho de 1990. O NOME "FORO DE SÃO PAULO" FOI ADOTADO NA SEGUNDA REUNIÃO REALIZADA NA CIDADE DO MÉXICO, no período de 12 a 15 de junho de 1991, quando reuniu 68 organizações de 22 países. E ASSIM NASCEU O FORO DE SÃO PAULO. Uma coalizão de TERRORISTAS REVOLUCIONÁRIOS, PARTIDOS COMUNISTAS, PARTIDOS DE ESQUERDA, ENFIM, A ESCÓRIA DO Continente latino-americano, Caribe e América Central.
    O FORO DE SÃO PAULO PERMANECEU NO MAIS ABSOLUTO ANONIMATO, EFCIENTEMENTE PROTEGIDO PELA MÍDIA BRASILEIRA, TODA ELA ENGAJADA NO ESQUERDISMO MARXISTA. O publico brasileiro, MAIS ATENTO, somente tomou conhecimento e muito discretamente, quase que imperceptivelmente, por ocasião do 7º ENCONTRO REALIZADO EM PORTO ALEGRE, EM JULHO DE 1997. Foi apenas uma discreta aparição que A IMPRENSA BRASILEIRA PROCUROU OCULTAR por meio da suspensão de todo e qualquer destaque que pudesse levantar suspeitas do que se tratava esse encontro, APESAR DE PRESENTE 158 delegados, 58 partidos procedentes de 20 países, 36 organizações fraternas e cerca de 400 representantes de partidos e organizações de esquerda do continente.
    O OBJETIVO DO FORO DE SÃO PAULO É IMPLANTAR GOVERNOS SOCIALISTAS NA AMÉRICA LATINA, via eleições "democráticas", que mais tarde serão convertidos em GOVERNOS TOTALITÁRIOS, a exemplo do MODELO CUBANO em vigor, tudo sob a falsa retórica de "democracia", tal como eles, os comunistas entendem. Os campos de atividade do Foro são a SUBVERSÃO POLÍTICA E SOCIAL DE TODO CONTINENTE LATINO-AMERICANO. Veja-se o caso de Zelaya na embaixada brasileira em Honduras.
    TUDO SOB A FALSA RETÓRICA DA "democracia", REPITO. Trata-se, portanto, de uma ORGANIZAÇÃO QUE SE MANTÉM NO ANONIMATO PARA QUE SEUS PROJETOS TOTALITÁRIOS não sejam identificados antes que se complete o plano de dominação e implantação do pensamento hegemônico no Brasil e no continente Latino-americano.
    Desde a sua fundação, o Foro realizou quinze encontros segundo a cronologia a seguir:
    I – São Paulo (Brasil) de 1 a 4 de julho de 1990
    II – Cidade do México (México) de 12 a 15 de junho de 1991
    III – Manágua (Nicarágua) de 16 a 19 de julho de 1992
    IV – Havana (Cuba) de 21 a 24 de julho de 1993
    V – Montevidéu (Uruguai) de 25 a 28 de maio de 1995
    VI – San Salvador (El Salvador) de 26 a 28 de julho de 1996
    VII – Porto Alegre (Brasil) de 27 a 31 de julho de 1997
    VIII – Cidade do México (México) novembro de 1998






















































































    ResponderExcluir
  2. IX – Manágua (Nicarágua) fevereiro de de 2000X – Havana (Cuba) de 4 a 7 de dezembro de 2001XI – Antigua (Guatemala) de 2 a 4 de dezembro de 2002XII – São Paulo (Brasil) de 1 a 4 de julho de 2005XIII – San Salvador (El Salvador) de 12 a 16 de janeiro de 2007XIV – Montevidéu (Uruguai) de 23 a 25 de maio de 2008XV – Cidade do México (México) de 20 a 23 de agosto de 2009Esta é, portanto, a BREVE RADIOGRAFIA DO FORO DE SÃO PAULO, uma organização que os brasileiros não conhecem e a maioria nem sabe que existe, e CUJO OBJETIVO MAIOR É COMPRAR A SUA ALMA PARA VENDÊ-LA AO DEMÔNIO

    ResponderExcluir