terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Netinho (PCdoB)cria GT para instituir Fórum Intereligioso


Do Portal Vermelho

Liberdade de Crença e Cultura de Paz serão os temas debatidos pelo grupo de trabalho que terá a missão de criar o fórum. Além da secretaria especial da Promoção da Igualdade Racial, participam do GT as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos e Cidadania. A portaria que criou o grupo foi publicada no dia 14 de fevereiro no Diário Oficial do Município de São Paulo.


Fernando Pereira / SECOM
Netinho de Paula fala sobre a tolerância religiosa
Netinho durante o ato ecumênico do dia 21 de janeiro
De acordo com informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa da secretaria da Igualdade Racial, o Fórum Inter-religioso tem o objetivo de elaborar políticas públicas que assegurem a liberdade de crença, visando o combate à intolerância religiosa - que infringe os Direitos Humanos e as liberdades individuais – na cidade de São Paulo. 

O GT vai estabelecer diálogo com líderes religiosos e representantes da sociedade civil para a formulação de propostas que garantam o direito à manifestação religiosa, complementa o texto de divulgação. Segundo o secretário Netinho de Paula, o papel da secretaria, atendendo ao pedido do prefeito Fernando Haddad, é criar e fomentar ações que combatam a desigualdade e promovam a cultura de paz na cidade de São Paulo. 

Para Netinho o Fórum abrirá portas para unificar as religiões, praticando efetivamente o combate à intolerância religiosa para garantir a liberdade de crença dos mais diversos povos que habitam nesta metrópole.

“O Brasil, apesar do Estado laico e da multiplicidade de religiões existentes aqui, infelizmente ainda é cenário de manifestações discriminatórias com a crença do semelhante”, afirmou o secretário. Ele emendou dizendo que a implementação da cultura de tolerância religiosa por meio de seus líderes é determinante como elemento transformador na vida da sociedade.

Dia do Combate à Intolerância Religiosa

No último dia 21 de janeiro, foi realizado no Vale do Anhangabaú, ato ecumênico em referência ao dia de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece naquela data. Durante o evento também foi lançada oficialmente a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. A cerimônia contou com a presença de diversos líderes religiosos, grupos musicais, da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros; e do prefeito Fernando Haddad. 

De São Paulo, Railídia Carvalho com informações da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do município de São Paulo


http://www.vermelho.org.br/sp/noticia.php?id_noticia=206144&id_secao=39

Um comentário:

  1. “O Brasil, apesar do Estado laico e da multiplicidade de religiões existentes aqui, infelizmente ainda é cenário de manifestações discriminatórias com a crença do semelhante”, afirmou o secretário Netinho

    ResponderExcluir