terça-feira, 11 de setembro de 2012

Colômbia: Farc podem disputar presidência em 2014



Colômbia: Farc podem disputar presidência em 2014


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) podem apresentar um candidato às eleições presidenciais de 2014 na Colômbia, caso o processo de paz com o governo tenha êxito, como declarou  um dos ideólogos da guerrilha em entrevista publicada nesta segunda-feira (10) pelo jornal colombiano El Espectador.


"Se o processo de acordos continuar e houver condições políticas para participar de eleições, podemos pensar nessa possibilidade", disse Jesús Emilio Carvajalino, conhecido como "Andrés Paris".

Leia também:
Colômbia: Chegou a hora de parar a guerra; é a hora da paz
Farc: Negociaremos até a promoção da paz na Colômbia

Carvajalino foi um dos integrantes das Farc que participaram das conversas iniciais com o governo colombiano em Havana, processo inicial para o diálogo formal de paz que será realizado em Oslo, Noruega, em outubro.

"Nós aspiraríamos à eleição de um candidato que venha das forças políticas que nascerão do processo de paz", afirmou o guerrilheiro, que explicou que a intenção das Farc é criar sua própria força política, que não teria "absolutamente nenhum vínculo" com algum dos atuais partidos colombianos.

O senador da La U, Armando Benedetti, afirmou: “oxalá que para 2014 as Farc estejam não apenas participando na política, mas estejam integradas à sociedade”.

Por sua vez, o senador do Partido Liberal, Juan Manuel Galán, afirmou que “se o objetivo das Farc é participar nas eleições de 2014, têm que se comprometer a princípio na mesa de negociação para avançar rapidamente na agenda e alcançar acordos para conseguir, se é seu propósito, concorrer em tais eleições”. 

Os indicativos de comprometimento das partes com o avanço das negociações são positivos. Para o líder do Partido Liberal, Simón Gaviria Muñoz, “isso neste momento é especulação, pois há que esperar que se avance no processo”, mas reconheceu que na Colômbia “há sementes reais de uma paz possível e de fim do conflito”. 

Com informações da Efe e do El Espectador

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=193348&id_secao=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário