domingo, 12 de agosto de 2012

Chávez diz que não insulta rival ao chamá-lo de fascista


Chávez diz que não insulta rival ao chamá-lo de fascista

Chávez diz que seu adversário faz parte da extrema direita fascista na Venezuela. Foto: EFE
Chávez diz que seu adversário faz parte da "extrema direita fascista" na Venezuela
Foto: EFE
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que não insulta seu principal rival nas eleições do próximo dia 7 de outubro, o candidato opositor Henrique Capriles, quando o chama de burguês, fascista e representante de banqueiros corruptos.
"Ele se incomoda quando eu digo isto (...); Ele me pediu para que respeitasse sua família e eu nunca a desrespeitei. Todo meu respeito para ela. O que é certo é que sua família é burguesa, mas com isso não o estou desrespeitando", afirmou Chávez aos jornalistas em um ato eleitoral em Táchira, estado fronteiriço com a Colômbia.
"Temos que estar alertas diante de uma extrema direita fascista e todo seu miolo golpista que tem conexões com a extrema direita internacional que já deu um golpe de Estado aqui e que depois trouxe paramilitares da Colômbia para tentar me matar", acrescentou.
Perante a insistência de Chávez em chamá-lo fascista, Capriles lhe lembrou esta semana que provém de uma família europeia e que vários de seus membros foram vítimas do fascismo e do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, e pediu especial respeito para uma de suas avós que foi prisioneira de um campo de concentração.
O candidato opositor assegurou esta semana que, de acordo com suas informações, está na frente nas intenções de voto e previu inclusive que ganhará com uma diferença folgada.
Essa previsão contrasta com a maioria das enquetes divulgadas nas últimas semanas na Venezuela, que apontam que Chávez tem uma vantagem de entre 15 e 25 pontos.
Cerca de 19 milhões de venezuelanos estão convocados às urnas nas eleições do dia 7 de outubro para votar em Chávez, Capriles ou outros cinco candidatos independentes que nem sequer aparecem nas pesquisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário