sábado, 31 de março de 2012

Luiz Manfredini : As moças de Minas




Luiz Manfredini

Um relato sobre a dramática repressão política da ditadura militar brasileira está em meu livro "As moças de Minas", tema que ganha importância diante da iminente formação da Comissão da Verdade e do grande debate nacional que ela propiciará.
O livro está à venda nas livrarias Cultura e Curitiba.

Leia a orelha assinada pelo escritor, jornalista e deputado federal do PT baiano Emiliano José, autor, entre outros, do clássico "Lamarca, o capitão da guerrilha" e "Marighela, o inimigo público número um da ditadura militar".


Contribuição inestimável
Emiliano José

As Moças de Minas, romance-reportagem do paranaense Luiz Manfredini, que a gente lê de um só fôlego pela força da história e pelo talento do autor, é uma dessas contribuições inestimáveis à compreensão do que a ditadura era capaz de fazer com seus adversários.

Pertenci à mesma organização dessas moças de Minas – a Ação Popular. Luiz Manfredini foi companheiro das lutas de 1968, na mesma AP. Há tantos outros personagens com quem convivi, incluindo a querida Loreta, que já se foi. E Carlos Valadares, seu companheiro, vivo e ativo em terras baianas. Oldack Miranda, na Bahia também nos dias de hoje, e que escreveu Lamarca, o Capitão da Guerrilha junto comigo. Somos irmãos de sangue, num sentido muito amplo.

Manfredini escreve com a força do romancista, sem deixar de ser jornalista. Constrói com delicadeza os seus personagens reais, em meio ao terror, ao sangue, à violência desmedida e ao mesmo tempo metódica. Jornalistas como Manfredini não fingem qualquer imparcialidade. Têm lado.

Ter lado, no entanto, não o livra da apuração rigorosa, ao contrário. Ele deve procurar a verdade em meio àquele cipoal de fatos aparentemente desconexos. E ele o faz de modo primoroso.

E, no meio desse quadro dantesco, surge a grandeza dessas jovens valentes, a disposição em enfrentar o monstro, em não ceder, mesmo quando surgem situações-limite, como aquela em que Carlos Valadares aparece destroçado frente a uma corajosa Loreta. E ela, coração partido, não titubeia, apesar disso. Há, neste livro, histórias de esperança quando tudo parecia perdido. Não estava. As moças de Minas venceram. Boa leitura.


Emiliano José é jornalista e escritor, autor, entre outros, do clássico Lamarca, o capitão da guerrilha e Marighela, o inimigo público número um da ditadura militar. Atualmente exerce o mandato de deputado federal pelo PT da Bahia.

www.blogdocarlosmaia.blogspot.com Carlos Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário