quarta-feira, 9 de março de 2022

EUA e Otan são responsáveis por guerra, diz porta-voz chinês

O governo da China acusou nesta quarta-feira (9) os Estados Unidos e seu braço militar, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de serem as “responsáveis” pela ocupação da Ucrânia por tropas russas, iniciada em 24 de fevereiro. Zhao Lijian, um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores chinês, não poupou críticas em sua entrevista coletiva diária. 


(foto extraída de vídeo)


“A questão ucraniana é muito clara: foram as ações da Otan, guiada pelos EUA, que gradualmente levaram até o conflito Rússia-Ucrânia”, declarou Zhao. “Ignorando as próprias responsabilidades, os EUA acusam a China por conta de sua posição sobre o caso e buscam margens de manobra na tentativa de suprimir a China e a Rússia para manter a própria hegemonia.”

O porta-voz ainda afirmou que os norte-americanos “precisam levar a sério” a China “para evitar minar os seus direitos e interesses na gestão da situação na Ucrânia e na ligação com a Rússia”. Segundo Zhao, Washington divulga “informações falsas e calúnias” contra os chineses e os russos. “Cada vez mais, a comunidade internacional verá claramente os numerosos déficits em sua conta de créditos”, destacou.

O discurso do porta-voz muda a postura chinesa de, desde o início dos conflitos, não se posicionar abertamente sobre a guerra na Ucrânia. Nesta terça-feira (8), por exemplo, o presidente do país, Xi Jinping, disse que defende “a soberania e a integridade territorial de cada país”, mas que entende a preocupação “com a segurança” da Rússia.

Com informações da Ansa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário