quinta-feira, 6 de junho de 2019

O que é CCCP

Resultado de imagem para cccp

UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS (URSS; EM RUSSO: СОЮЗ СОВЕТСКИХ СОЦИАЛИСТИЧЕСКИХ РЕСПУБЛИК, SOYUZ SOVETSKIKH SOTSIALISTICHESKIKH RESPUBLIK; ABREVIADO СССР, SSSR), ERA UM ESTADO SOCIALISTA CONSTITUCIONAL QUE EXISTIU NA EURÁSIA ENTRE 1922 E 1991.
CCCP
ESTA SIGLA É EM LETRAS DO ALFABETO SIRÍLICO, USADO NA LÍNGUA RUSSA.
C= S EM NOSSO ALFABETO
P= R EM NOSSO ALFABETO
ESCREVENDO EM NOSSO ALFABETO, A PRONUNCIA DO QUE SIGNIFICA ESTA SIGLA, SERIA:
SAIÚZ SOTSIALÍSTIC SONDR RESPÚBLISKA
( REPUBLICA DA UNIAO SOCIALISTA SOVIETICA)



CCCP é a abreviatura russa de Союз Советских Социалистических Республик e que é traduzida para o português como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente URSS.
A sigla foi utilizada em uniformes oficiais de competições esportivas, além de eventos culturais e tecnológicos em que houve a participação da União Soviética. Esta começou a se despontar nas disputas esportivas a partir da década de 1950. Em 1958 estreou na Copa do Mundo e terminou a competição em quarto lugar. Dois anos depois venceu um dos mais importantes torneios: a Eurocopa de 1960.
A sigla CCCP, que era estampada nas camisas dos jogadores de forma garrafal (no lado esquerdo do peito), permaneceu até o ano de 1986. Hoje, a chamada camisa soviética é um objeto de desejo por parte dos colecionadores que preferem o modelo vermelho, inclusive o uniforme do goleiro Lev Yashin que foi uma das maiores estrelas soviéticas.
Tanto a sigla quanto a bandeira soviética tornaram-se bastante conhecidas em todo mundo. Consiste em ter ao fundo a cor vermelha que simboliza o comunismo, o martelo cruzado com uma foice que se referem aos trabalhadores industriais do país e, respectivamente, os agricultores; há também a estrela vermelha que é uma alusão ao domínio do Partido Comunista e abaixo as letras CCCP.
Mesmo após o fim da União Soviética, o presidente da Rússia Vladimir Putin decidiu retomar o uso da sigla e do símbolo, além do hino soviético como símbolo do exército russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário