terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Gilmar agora diz que pode cassar Lula por abuso de poder na campanha

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse na segunda (11) que Lula, se eleito, pode vir a ser cassado não apenas por questões envolvendo a legalidade de seu registro de campanha, mas também por alguma denúncia de abuso de poder econômico.

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN - Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse na segunda (11) que Lula, se eleito, pode vir a ser cassado não apenas por questões envolvendo a legalidade de seu registro de campanha, mas também por alguma denúncia de abuso de poder econômico.
 
Antecipando um eventual terceiro turno - da mesma forma que ocorreu quando da reeleição de Dilma Rousseff - Gilmar disse que será preciso apurar quem anda financiando as caravanas e outras agendas públicas de Lula.
 
"Há estruturas aí que já passam da linha, jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro", comentou. 
 
O mesmo serviria para o deputado federal Jair Bolsonaro, que tem feito até viagens internacionais. 
 
"Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiando? Isso pode levar ao reconhecimento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado –eu fui voto vencido– a aplicação de uma sanção", disse.
 
Gilmar fez referência a uma ação rejeitada pelo TSE que cobrava medidas contra a antecipação de campanha por parte de Lula e Bolsonaro.
 
Os comentários de Gilmar foram feitos durante sua passagem por Washington, para assinatura de um convênio com a Organização dos Estados Americanos, para que a instituição acompanhe as eleições de 2018 no Brasil. Segundo reportagem da Folha, a OEA deve "conhecer melhor o sistema brasileiro e apresentar contribuições para o seu aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário