quinta-feira, 3 de março de 2016

Cadernos de Educação Popular 4 - Luta de classes



Do site  Comunidade Josef Stálin



Baixar documento (Hotfile)
Baixar documento  (4shared)
  VOLUME I

INTRODUÇÃO

I PARTE: AS CLASSES SOCIAIS.


1. O conceito de classes sociais
Os diferentes sistemas de produção e as relações de produção. Exploradores e explorados e a propriedade dos meios de produção. Antagonismo entre os grupos sociais. Importância do tipo de exploração. As classes sociais fundamentais no sistema capitalista de exploração.
2. O conceito de burguesia ou classe capitalista
O que é o capital. Capital e mais-valia. Diferentes tipos de capital: industrial, bancário e comercial. Repartição da mais-valia. As frações de classe burguesas e a sua evolução. Definição de burguesia ou classe capitalista. Es-quema-resumo.
3. O conceito tfè proletariado
Distinção entre proletariado e classe assalariada. Venda da força de trabalho e mais-valia. Os assalariados que não são proletários.
A função técnico-administrativa na produção e o grupo social que determina. Proletariado produtivo e improdutivo. Os operários industriais — vanguarda do proletariado. Definição de proletariado. Esquema-resumo.
4. Classes de transição — a pequena burguesia
Relações de produção dominantes e relações de produção subordinadas. Os produtores independentes, sua origem histórica e destino no sistema capitalista de produção. Definição de pequena burguesia. Conceito de classe de transição. Esquema-resumo.
5. Critica da noçSo de "classe média"; classes e grupos sociais
Crítica do conceito burguês de "classe média". Distinção entre o conceito de classe social e grupo social. Os grupos sociais ligados à superestrutura. Os grupos sociais ligados â função técnico-administrativa na produção. A importância política desta distinção. A luta entre as classes sociais como motor da História.
6. O desenvolvimento do capitalismo origina o crescimento do proletariado
O desenvolvimento do capitalismo conduz à proletarizaçâb crescente das grandes massas. A proletarizaçâb dos camponeses independentes e da pequena burguesia industrial e comercial.  A penetração das relações de produção capitalista na esfera comercial: da pequena loja ao supermercado. Da pequena indústria à moderna empresa capitalista. O proletariado é a única classe revolucionária até ao fim.
7. Interesse de classe, consciência de classe e posição de classe
Importância da distinção entre interesses espontâneos imediatose interesses estratégicos a longo prazo. Consciência de classe. Posição de classe.


Veja os textos completos em:

http://comunidadestalin.blogspot.com.br/2013/01/cadernos-de-educacao-popular-4-luta-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+ComunidadeJosefStlin+(Comunidade+Josef+St%C3%A1lin)

Um comentário:

  1. 1. O conceito de classes sociais
    Os diferentes sistemas de produção e as relações de produção. Exploradores e explorados e a propriedade dos meios de produção. Antagonismo entre os grupos sociais. Importância do tipo de exploração. As classes sociais fundamentais no sistema capitalista de exploração.

    ResponderExcluir