segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que é Quinta Coluna?




O QUE É QUINTA COLUNA:

quin·ta·-co·lu·na 
substantivo de dois gêneros
1. Pessoa que ajuda o inimigo do seu paísem caso de guerra ou invasão.
2. Elemento inimigo que se introduz no interior de partido ou organização e que  fomenta manobras hostis.

Sinônimo Geral: TRAIDOR


Quinta coluna é um termo que significa grupos de pessoas que trabalham clandestinamente em um determinado país. Esse grupo poderá ajudar seu país de origem, em caso de uma guerra civil. A expressão também é usada para chamar qualquer pessoa que auxilia as pessoas que estão clandestinas.
Quinta coluna teve origem na Guerra Civil Espanhola, onde  o General Franco  referia-se a suas tropas como colunas, e quando quatro de suas colunas iam para Madri, ele acabou chamando os  militares madrilenhos que o apoiavam como quinta coluna.  A expressão foi novamente utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para chamar os soldados que apoiavam a política dos nazista e de seus aliados.
Quinta coluna não é utilizada apenas para militares, mas também pessoas que, dentro de uma guerra, agiam por meio de sabotagem e criação de boatos, onde a quinta coluna  tinha o poder de desmobilizar uma possível reação agressiva.
No Brasil, eram chamados de quinta coluna, aqueles que vinham lutar no país e acabam ficando por aqui, onde se incorporavam estrangeiros, descendentes de algum país em guerra, e que trabalham sabotando, enviando informações.

http://www.significados.com.br/quinta-coluna/

Um comentário:

  1. 1. Pessoa que ajuda o inimigo do seu país, em caso de guerra ou invasão.
    2. Elemento inimigo que se introduz no interior de partido ou organização e que aí fomenta manobras hostis.

    ResponderExcluir