terça-feira, 26 de maio de 2015

Fidel Castro: Nosso direito de sermos marxistas-leninistas


O líder histórico da Revolução cubana expressa, quando se comemora o 70º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, a sua profunda admiração pelo heroico povo soviético, que prestou colossal serviço à humanidade. A reflexão foi escrita na última quinta-feira (7).


Montagem/Vermelho
  
Leia abaixo a íntegra da reflexão de Fidel:

Depois de amanhã, 9 de maio, se comemorará o 70º aniversário da Grande Guerra Patriótica. Dada à diferença de horário, quando elaboro estas linhas, os soldados e oficiais do Exército da Federação Russa estarão, cheios de orgulho, desfilando na Praça Vermelha de Moscou com os rápidos e marciais passos que os caracterizam.

Lênin foi um genial estrategista revolucionário que não vacilou em assumir as ideias de Marx e levá-las a cabo em um país imenso e somente em parte industrializado, cujo partido proletário se converteu no mais radical e audaz do planeta depois da maior matança que o capitalismo havia promovido no mundo, onde pela primeira vez os tanques, as armas automáticas, a aviação e os gases asfixiantes apareceram nas guerras, e até um famoso canhão capaz de lançar um pesado projétil a mais de cem quilômetros participou na sangrenta contenda.

Daquela matança surgiu a Liga das Nações, uma instituição que devia preservar a paz e não conseguiu sequer impedir o avanço acelerado do colonialismo na África, grande parte da Ásia, Oceania, Caribe, Canadá, e um grosseiro neocolonialismo na América Latina.

Apenas 20 anos depois, outra espantosa guerra mundial foi desencadeada na Europa, cujo preâmbulo foi a Guerra Civil na Espanha, iniciada em 1936. Depois da esmagadora derrota nazista, as nações depositaram suas esperanças na Organização das Nações Unidas, que se esforça para criar a cooperação que ponha fim às agressões e às guerras, onde os países possam preservar a paz, o desenvolvimento e a cooperação pacífica dos Estados grandes e pequenos, ricos ou pobres do planeta.

Milhões de cientistas poderiam, entre outras tarefas, incrementar as possibilidades de sobrevivência da espécie humana, já ameaçada com a escassez de água e alimentos para bilhões de pessoas em um breve lapso de tempo.

Já somos 7 bilhões e 300 milhões de habitantes no planeta. No ano de 1.800 havia apenas 978 milhões; este número se elevou a 6 bilhões e 70 milhões no ano 2.000; e em 2.050, segundo cálculos conservadores, haverá 10 bilhões.

Agora, menciona-se que chegam à Europa Ocidental embarcações repletas de emigrantes que são transportados em qualquer objeto que flutue, um rio de emigrantes africanos, do continente colonizado pelos europeus durante centenas de anos.

Há 23 anos, em uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, expressei: “Uma importante espécie biológica está em risco de desaparecer pela rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem”. Não sabia então quanto estávamos próximos disso.

 
Soldados do Exército Vermelho depõem armas e brasões da Alemanha Nazista na Parada da Vitória em 1945, em Moscou. (Arquivo histórico)
Ao comemorar-se o 70ª aniversário da Grande Guerra Patriótica, desejo fazer constar nossa profunda admiração pelo heroico povo soviético que prestou à humanidade um colossal serviço.

Hoje é possível a sólida aliança entre os povos da Federação Russa e o Estado de mais rápido avanço econômico do mundo: a República Popular da China; ambos os países com sua estreita cooperação, sua avançada ciência e seus poderosos exércitos e valentes soldados constituem um escudo poderoso da paz e da segurança mundial, a fim de que a vida de nossa espécie possa ser preservada.

A saúde física e mental e o espírito de solidariedade são normas que devem prevalecer, ou o destino do ser humano, este que conhecemos, se perderá para sempre.

Os 27 milhões de soviéticos que morreram na Grande Guerra Patriótica, o fizeram também pela humanidade e pelo direito de pensar e de ser socialistas, ser marxistas-leninistas, ser comunistas, e de sair da pré-história.

Fidel Castro Ruz
7 de maio de 2015, às 22h14

Fonte: Granma
Tradução de José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho

Um comentário:

  1. Lênin foi um genial estrategista revolucionário que não vacilou em assumir as ideias de Marx e levá-las a cabo em um país imenso e somente em parte industrializado, cujo partido proletário se converteu no mais radical e audaz do planeta depois da maior matança que o capitalismo havia promovido no mundo, onde pela primeira vez os tanques, as armas automáticas, a aviação e os gases asfixiantes apareceram nas guerras, e até um famoso canhão capaz de lançar um pesado projétil a mais de cem quilômetros participou na sangrenta contenda.

    ResponderExcluir