domingo, 22 de fevereiro de 2015

Rachel Sheherazade: a musa do fascismo midiático


sheherazade
Do site da UJS
Violação dos direitos humanos, do Estatuto da Criança e do Adolescente e apologia à violência. A imprudência e irresponsabilidade social da “jornalista”, Rachel Sheherazade, que com seu típico tom de voz afetado, se referiu de maneira fascista ao tentar justificar a ação do grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.
A moça lança mão de apelos morais, frases de impacto e declarações inflamadas, porém, é rasa quando se trata de dados, estatísticas, referências factuais e construções lógicas. Pilares da prática jornalística. Com seus truques discursivos, ela vai contra o ideal jornalístico da informação clara e democrática. A desonestidade intelectual dessa profissional medíocre fica evidente com suas opiniões não sustentadas e seu ar de superioridade moral irritante.
O jornalismo é (na teoria) um retrato da sociedade, e claro, é palco de disputas ideológicas entre correntes, entranhadas sob a máscara da “imparcialidade”. É nesse cenário, que essa personagem vem ganhando destaque representando as vozes reacionárias, conservadoras e fundamentalistas desse país. A “jornalista” usa a bancada no telejornal “SBT Brasil” para reforçar estereótipos e atacar princípios constitucionais como a laicidade do estado.
images
O caso ganhou muita repercussão nas redes sociais e o Sindicato de Jornalistas do Rio de Janeiro divulgou uma nota de repúdio contra a jornalista. “O Sindicato e a Comissão de Ética do Rio de Janeiro solicitam à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que investigue e identifique as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusão no nosso país. É preciso lembrar que os canais de rádio e TV não são propriedade privada, mas concessões públicas que não podem funcionar à revelia das leis e da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, diz a nota.
Na edição da última quinta, Joseval Peixoto, que divide a bancada com Rachel, comentou a repercussão dos comentários da colega e perguntou: “você é uma mulher cristã, tem filho, você é dura. Você é a favor da violência?”. Rachel responde: “não sou a favor da violência, estou do lado do bem, sou uma ferrenha crítica da violência. Defendo a paz e a segurança.” Em seguida, Joseval destacou a que opinião dos âncoras é só deles, e não é “a opinião da casa, esta é feita por meio editorial”.
Relembre a declaração de Rachel Sheherazade na íntegra:
“O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro.
No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro.
O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um Estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”.
E o Justin Bieber?
Novo vídeo nas redes sociais compara o que a apresentadora disse sobre o “marginalzinho” amarrado num poste com as estripulias de Justin Bieber. A pergunta que rola na rede: “Por que um é garoto problema, que só está crescendo, e o outro é um marginalzinho safado?”
Branco, famoso, rico – um adolescente com problemas, “atire a primeira pedra quem nunca teve problemas.”, diz a jornalista.
Negro, anônimo, pobre – “um marginal com a ficha mais suja que pau de galinheiro. Esta com pena? adote um bandido”, finaliza Rachel.
Certeza que o Justin Bieber sofre mais que um garoto pobre de periferia… Coitadinho do Justin!

http://ujs.org.br/index.php/noticias/rachel-sheherazade-a-musa-do-fascismo-midiatico/

3 comentários:

  1. Violação dos direitos humanos, do Estatuto da Criança e do Adolescente e apologia à violência. A imprudência e irresponsabilidade social da “jornalista”, Rachel Sheherazade, que com seu típico tom de voz afetado, se referiu de maneira fascista ao tentar justificar a ação do grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.

    ResponderExcluir
  2. MAIS UM TÍTULO QUE CAI COMO UMA LUVA. FEITO PRA ELA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. O que é mais jeca nela? Sua roupa cafona, seu cabelo óbvio ou suas ideias ultrapassadas? Com certeza a última alternativa.

    ResponderExcluir