Serviço secreto investigou relação de Chaplin com comunismo
Novos documentos divulgados recentemente pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha revelam que o astro do cinema Charlie Chaplin foi alvo de uma investigação do serviço britânico de inteligência depois de o Governo dos EUA acusá-lo de ser comunista. No entanto, apesar dos esforços, as mesmas não conseguiram sequer identificar com certeza o local de nascimento do artista, tampouco qual foi seu nome verdadeiro.Os agentes americanos do FBI acreditam, por exemplo, que Chaplin foi batizado como Israel Thornstein, mas os britânicos nunca conseguiram achar sua certidão de nascimento. Perseguido pelo Governo norte-americano, o ator foi impedido de retornar ao país em 1952, apesar de ter morado por lá por mais de trinta anos.Nascimento e espionagem
Foto: Reprodução
O arquivista Edward Hampshire mostrou à BBC os dois arquivos sobre Charlie Chaplin revelados neste ano. O primeiro, cheio de recortes de jornais, é do começo dos anos 1950 e traz uma série de artigos antigos, como um documento da embaixada americana pedindo para o Governo britânico investigar se Chaplin era membro do partido comunista. As autoridades americanas também perguntam se existia qualquer menção ao artista no Pravda, o principal jornal da era soviética.
Hampshire afirmou também que nunca foi encontrada a certidão de nascimento de Chaplin - o que se tem é um passaporte de 1920, entregue a ele pelas autoridades britânicas. "Na ocasião, as autoridades estavam satisfeitas com a declaração de que ele havia nascido em Londres, mas não foi encontrado nada nas buscas feitas em Sommerset House, prédio turístico de Londres que abrigava os arquivos oficiais de nascimentos na época", disse o arquivista.
Uma fonte não-revelada chegou a sugerir que Chaplin nascera na França. A
hipótese foi investigada pelo governo britânico, mas nunca foi comprovada.
Na época, também se especulou que ele pudesse ser da Rússia ou de algum
país do Leste Europeu.
Um segundo documento pede para o Governo americano que
investigue se Chaplin era espião do governo soviético e se seu nome
real era de fato Israel Thornstein. A correspondência da época revela que
a inteligência britânica nunca achou provas para essa tese.
Novos documentos divulgados recentemente pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha revelam que o astro do cinema Charlie Chaplin foi alvo de uma investigação do serviço britânico de inteligência depois de o Governo dos EUA acusá-lo de ser comunista.
ResponderExcluir