quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Esquerda x Direita: O BRASIL FICOU DIVIDIDO SIM, MAS NÃO POR REGIÕES



O BRASIL FICOU DIVIDIDO SIM, MAS NÃO POR REGIÕES

Por Amanda Dassiê

Tenho ouvido muitos comentários bizarros que nada tem a ver com cidadania ou democracia. Ao abrir o facebook então, só lleio posts de ódio e deboche (e no meio desses, alguns poucos sensatos que me deram uma ideia).

Como trabalho com comunicação e percepção visual, achei injusta a forma como as porcentagens de votos foram divulgadas por alguns meios. Vou explicar, os poucos mapas interativos que acessei divulgavam o Brasil dividido em duas cores, vermelho e azul, pintando um munícipio inteiro de azul ou vermelho mesmo quando este havia tido 52% contra 48% de votos. Por mais que sejam super precisos e muito mais dinâmicos do que o mapa que apresento, a primeira impressão que se passa é que existem blocos definidos de eleitores do PSDB e do PT por região e isso é incentivado nos jornais que anunciam "Sudeste votou Aécio, Nordeste Dilma", quando na verdade não é bem assim. Tenho amigos do Piauí que votaram 45 e amigos paulistanos que votaram 13.

http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/resultado-municipio-eleicoes-segundo-turno.html

http://veja.abril.com.br/eleicoes/resultados/presidente-municipios-segundo-turno.html

Por isso resolvi desenhar um mapa baseado nas porcentagens por estado, com os dados divulgados pelo aplicativo da Justiça Eleitoral - Apuração Eleições 2014. As manchas foram feitas no olhômetro então me perdôem se houver algum excesso, mas a ideia é uma pequena tentativa de desblocar os resultados u.u.

E você aí com ideias separatistas destilando seu preconceito repense O QUE e COMO você recebe informação.

Um comentário:

  1. ...um mapa baseado nas porcentagens por estado, com os dados divulgados pelo aplicativo da Justiça Eleitoral - Apuração Eleições 2014. As manchas foram feitas ...

    ResponderExcluir