domingo, 12 de janeiro de 2014

Restaurante japonês na Liberdade usa símbolo nazista em uniforme dos garçons


11/01/2014 - 17h39


Do site da Folha (PIG-Partido da imprensa Golpista)


Três garçons do restaurante Narita, na Liberdade, atenderam clientes no almoço de hoje ostentando um símbolo nazista no lado direito do peito.
O novo uniforme, estreado hoje, trazia uma suástica dentro de uma coroa de folhas encimada por uma águia imperial. A combinação, conhecida na Alemanha nazista como "Parteiadler", ou a águia do partido, foi adotada como emblema nacional do país em 1935, a mando de Adolf Hitler.
Além do símbolo, a roupa de inspiração militar tinha outros elementos, como a bandeira dos Estados Unidos, no braço direito, e um brasão com a bandeira inglesa no lado esquerdo do peito.

Suástica no uniforme

 Ver em tamanho maior »
Chico Felitti/Folhapress
AnteriorPróxima
Uniforme do restaurante japonês Narita, na Liberdade, tem suástica
A publicitária Camila Bindim, que almoçou no restaurante, diz que ficou "chocada" com a indumentária. "No primeiro olhar achei que fosse alguém fazendo 'cosplay' [fantasiar-se de personagem de videogame, desenho animado ou história em quadrinho], mas depois vi que eles estavam trabalhando. Pedi para falar com o gerente, mas disseram que ele não estava e fui embora. É muito horroroso."
Outro lado
Um casal que trabalhava na casa se identificou como os donos do Narita, mas não quis compartilhar seus nomes. "Compramos [o uniforme] pronto. [O símbolo] Significa felicidade para o budismo. Não sei por que as pessoas insistem nisso", disse a mulher.
Especialistas discordam. "A suástica nazista tem os braços apontando para o sentido horário, como um relógio. Já essa cruz em sua versão budista 'roda' no sentido anti-horário", diz o historiador Caio Ablazimi.
"É que um monte de gente já reclamou hoje. Teve até gente que ligou depois de ir embora", disse o garçom que atendia a mesa da Folha.
Depois de falar com a reportagem, um dos empregados subiu ao segundo andar do imóvel e voltou já sem a cruz suástica no peito. "Desculpe qualquer incômodo", disse depois de trazer a conta, "eu não estou entendendo o que está acontecendo".

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/01/1396570-restaurante-japones-na-liberdade-usa-simbolo-nazista-em-uniforme-dos-garcons.shtml

Um comentário:

  1. Além do símbolo, a roupa de inspiração militar tinha outros elementos, como a bandeira dos Estados Unidos, no braço direito, e um brasão com a bandeira inglesa no lado esquerdo do peito.

    ResponderExcluir