sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

14 características do fascismo


Imagem veiculada na internet sobre o facismo

Dr. Lawrence Britt examinou os regimes fascistas de Hitler (Alemanha) , Mussolini (Itália) , Franco (Espanha) , Suharto (Indonésia) e vários regimes latino-americanos. Britt encontrou 14 características que definem o Fascismo.

1 . Nacionalismo Poderoso e Continuando – regimes fascistas tendem a fazer uso constante de lemas patrióticos, slogans, símbolos, músicas e outros apetrechos. Bandeiras são vistas em todos os lugares, assim como os símbolos da bandeira em roupas e em demonstrações públicas.

2 . Desdém para o reconhecimento dos direitos humanos – Por causa do medo de inimigos e da necessidade de segurança, as pessoas em regimes fascistas estão convencidos de que os direitos humanos podem ser ignorados em alguns casos por causa da ” necessidade”. As pessoas tendem a olhar para o outro ou até mesmo aprovar a tortura, as execuções sumárias, assassinatos, longos encarceramentos de prisioneiros.

3 . Identificação de inimigos / bodes expiatórios como uma causa unificadora – As pessoas devido ao medo se reúnem em um frenesi patriótico unificador para lidar com a necessidade de eliminar uma ameaça comum percebida ou inimigo : as minorias raciais , étnicas ou religiosas ; liberais ; comunistas; socialistas, terroristas.

4 . Supremacia dos Militares – Mesmo quando problemas civis são regra geral, é dado ao militar uma quantidade desproporcional de financiamento do governo, e a agenda domestica e civil nacional é negligenciada. Soldados e serviço militar se tornam prioridade.

5 . Sexismo desenfreado – Os governos das nações fascistas tendem a ser quase exclusivamente dominado pelos homens. Sob regimes fascistas, os papéis tradicionais de gênero tornam-se mais rígida. O divórcio, o aborto e a homossexualidade são suprimidos e o estado é representado como o guardião supremo da instituição familiar.

6 . Controle das mídias de massas – Às vezes, a mídia é controlada diretamente pelo governo, mas em outros casos, a mídia é controlada indiretamente pela regulamentação do governo, ou porta-vozes da mídia simpático e executivos. Censura, especialmente em tempo de guerra , é muito comum. A mídia também pode ser controlada por meios subentendidos; acordos comerciais, concessão de benefícios a um canal específico.

7 . Obsessão com a Segurança Nacional – O medo é usado como uma ferramenta de motivação por parte do governo sobre as massas .

8 . Religião e governo estão entrelaçadas – Os governos de nações fascistas tendem a usar a religião mais comum no país como uma ferramenta para manipular a opinião pública. Retórica religiosa e terminologia é comum entre os líderes do governo, mesmo quando os grandes princípios da religião são diametralmente opostas às políticas e ações do governo.

9 . Poder corporativo está protegido – A aristocracia industrial e empresarial de uma nação fascista, muitas vezes são os que colocam os líderes do governo no poder, criando uma relação negócios/governo mutuamente benéfica que mantem o poder da elite.

10 . O poder do trabalhador é suprimido – Porque o poder de organização do trabalhador é a única ameaça real a um governo fascista, sindicatos ou são eliminados por completo, ou são severamente reprimidas.

11 . Desdém por intelectuais e as Artes – nações fascistas tendem a promover e tolerar hostilidade aberta ao ensino superior, e na academia. Não é incomum para os professores e outros acadêmicos a serem censuradas ou até mesmo presos. A liberdade de expressão nas artes e nas letras são abertamente atacados.

12 . Obsessão com Crime e Castigo – sob regimes fascistas, é dado poder quase ilimitado à polícia para fazer cumprir as leis. As pessoas são muitas vezes dispostas a ignorar os abusos policiais e até mesmo abrir mão de liberdades civis em nome do patriotismo. Muitas vezes existe uma força policial nacional com poder virtualmente ilimitado em nações fascistas.

13 . Favoritismo desenfreado e Corrupção – regimes fascistas quase sempre são governadas por grupos de amigos e associados que nomeiam uns aos outros para cargos do governo e usar o poder governamental e autoridade para proteger seus amigos de prestação de contas. Não é incomum em regimes fascistas de recursos nacionais e até mesmo tesouros a serem apropriados ou mesmo definitivas roubados por líderes do governo.

14 . Eleições fraudulentas/Urnas Fraudulentas e fraudáveis – Às vezes as eleições em nações fascistas são uma farsa completa. Outras vezes as eleições são manipuladas por campanhas de difamação contra ou mesmo assassinato de candidatos da oposição , o uso de legislação para controlar os números de voto ou limites dos distritos políticos e manipulação dos meios de comunicação. Nações fascistas também usam normalmente os seus sistemas judiciários para manipular ou controlar as eleições.
fascismo-nunca-mais


Leia mais: http://comunicatudo.blogspot.com/2013/12/14-caracteristicas-do-fascismo.html#ixzz2nOuISxT0
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Um comentário:

  1. Dr. Lawrence Britt examinou os regimes fascistas de Hitler (Alemanha) , Mussolini (Itália) , Franco (Espanha) , Suharto (Indonésia) e vários regimes latino-americanos. Britt encontrou 14 características que definem o Fascismo.

    ResponderExcluir