Por que defender o financiamento público de campanha?

Arantes: Por que defender o financiamento público de campanha? 


Foi divulgada, nesta terça-feira (6), pesquisa encomendada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apontou que 85% da população brasileira apoiam a reforma política. A pesquisa revela também que 92% dos participantes querem que a reforma no sistema político brasileiro seja feita por meio de um projeto de iniciativa popular e que 78% das pessoas entrevistas são contra o financiamento de campanha por empresas.  

Da Rádio Vermelho, com informações da Rádio Câmara 



por que defender o financiamento público de campanha? Quem explica essa questão é Aldo Arantes, membro da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro do Comitê Central do PCdoB. Em entrevista, ele comenta os resultadosda pesquisa e destaca que um dos itens mais importantes revelados pela pesquisa é a necessidade de acabar com o financiamento de campanha por empresas.


Segundo ele, “o debate sobre a reforma política possui alguns pressupostos que precisam ficar claros e uma delas é que não há mais como sustentar o financiamento de campanha por empresas. Basta olha para a pesquisa, que 78% das pessoas entrevistas são contra o financiamento de campanha por empresas. Esse é um dado muito significativo”.

Arantes ainda pontua que “a OAB já informou que o financiamento de campanhas por empresas é inconstitucional. Ou seja, há um sentido antidemocrático a empresa financiar, por que isso dará margem para a corrupção. Isso por quê? Porque os eleitos terão que garantir os interesses de seus financiadores, que se sobreporão aos do povo”.

Ouça a reflexão na íntegra na Rádio Vermelho:


Programa Ideias e Debates

Comentários

  1. “a OAB já informou que o financiamento de campanhas por empresas é inconstitucional. Ou seja, há um sentido antidemocrático a empresa financiar, por que isso dará margem para a corrupção. Isso por quê? Porque os eleitos terão que garantir os interesses de seus financiadores, que se sobreporão aos do povo”.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Socialismo

Unicef: 700 crianças palestinas são presas por forças israelenses

NAZIFASCISTAS BRASILEIROS