quarta-feira, 16 de julho de 2014

Federação Alemã pede desculpas por provocação de jogadores a argentinos e gaúchos


Presidente de entidade tenta amenizar polêmica gerada por ironia de atletas curvados cantando "os gaúchos andam assim". Canção, porém, é antiga entre a torcida alemã

Por Berlim
713 comentários
 
Diante da enorme polêmica causada por uma provocação dos jogadores da Alemanha aos argentinos durante a festa pelo título mundial, a Federação Alemã de Futebol se pronunciou nesta quarta-feira. Em comunicado oficial, o presidente da entidade pediu desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos pelo ato dos atletas, alegando que tudo surgiu de forma espontânea diante da euforia pela festa nas ruas de Berlim.
- Eles são todos absolutamente decentes e justos no esporte e fazem a diversão de todos, mas deixaram isso sair diante da vontade de comemorar com os torcedores. Desculpem se isso soou falso para alguém. Irei escrever uma carta para meu companheiro Julio Grondona e mostrar a ele que o ato não teve um significado desrespeitoso. Temos grande respeito pela Argentina e ótima relação com a federação local - diz a nota.
Alemanha comemoração  (Foto: Reprodução / Twitter )Jogadores ironizam argentinos ao caminhar curvados (Foto: Reprodução / Twitter )

Na última terça-feira, durante a comemoração do título mundial em um palco no Portão de Brandemburgo, Weidenfeller, Mustafi, Schürrle, Klose, Götze e Kroos apareceram cantando uma música caminhando curvados e desanimados durante o verso "Os gaúchos caminham assim", em referência aos argentinos. Em contrapartida, quando o verso era "Os alemães caminham assim", mostravam uma postura reta e alegre. Veículos da Argentina viram racismo no ato.
Imprensa alemã faz duras críticas
Assim que as imagens se espalharam pelo mundo, um debate foi iniciado nas redes sociais, commuita reclamação dos argentinos, principalmente pelo fato de a Alemanha ter um histórico conturbado quanto ao seu orgulho nacional. Parte da própria imprensa alemã criticou duramente os atletas, como o jornal "Tagesspiegel", que citou falta de respeito por parte dos jogadores.
- Isso demonstrou novamente a superioridade alemã, muito tangível, ali, para o mundo ver. E todo o mundo viu isso. De repente, a modéstia alemã se foi no triunfo - diz a publicação, que, por fim, afirma que o ato provou que "no futebol não há apenas idiotas, mas enormes idiotas".
Provocação não é novidade
Apesar da alegação de racismo por parte dos argentinos, a provocação dos jogadores alemães na comemoração do título mundial na última terça-feira não é algo criado especificamente para os "gaúchos". A música que exalta o orgulho do povo local, na verdade, é uma adaptação de uma canção infantil, de acordo com o "Bild". Há alguns anos, ela já é usada em estádios, apenas mudando o alvo dos versos - há até mesmo provocação entre torcidas alemãs. 
FRAME - Provocação jogadores alemanha (Foto: Reprodução / Youtube)Alemães provocam a Espanha em festa pelo vice-campeonato da Euro 2008 (Foto: Reprodução / Youtube)

Na Eurocopa de 2008, os alemães já usavam a mesma música para zombar dos turcos na semifinal, exatamente como fizeram com os argentinos. Na comemoração oficial pelo vice-campeonato naquela ocasião - onde atletas como Schweinsteiger estavam presentes -, o alvo foi a Espanha, algoz alemã na final. Os jogadores apareceram no palco em Berlim, inclusive, vestindo uma camisa com os dizeres "So gehen die Deutschen" (Assim caminham os alemães).
- A melodia é de uma canção para crianças muito antiga. Na minha opinião, não tem nada de racismo. Foi só uma brincadeira e nada mais. Na Alemanha, também existe esta discussão agora, mas a grande maioria pensa como eu, que foi uma brincadeira - diz o jornalista alemão Kai Schiller, do “Hamburger Abendblatt”.
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/federacao-alema-pede-desculpas-por-provocacao-de-jogadores-argentinos.html

Um comentário:

  1. - Isso demonstrou novamente a superioridade alemã, muito tangível, ali, para o mundo ver. E todo o mundo viu isso. De repente, a modéstia alemã se foi no triunfo - diz a publicação, que, por fim, afirma que o ato provou que "no futebol não há apenas idiotas, mas enormes idiotas".

    ResponderExcluir